data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Anselmo Cunha (Arquivo/Diário)
Estudantes de todo Brasil começam a se inscrever para o o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 nesta quarta-feira. O período de inscrição vai até 14 de julho e as provas, na versão digital ou impressa, serão realizadas em 21 e 28 de novembro.
Especialista dá dicas para controle do nervosismo na preparação para o Enem
As inscrições serão feitas pela Página do Participante. No momento da inscrição, o participante deverá escolher qual modalidade de prova deseja realizar (impressa ou digital). Em 2021, o Inep disponibilizou 101.100 inscrições para a modalidade digital do exame.
O Enem Digital, contudo, é exclusivo para quem já concluiu o Ensino Médio ou o concluiu neste ano. Dessa forma, os chamados "treineiros" - participantes que se inscrevem no exame para fins de autoavaliação do conhecimento - devem se inscrever para o Enem impresso.
Para fazer a inscrição no Enem 2021, os interessados precisam ter cadastro no portal do governo federal e criar login único e senha. Quem já está cadastrado terá acesso, no período de inscrição, à Página do Participante.
Caso a pessoa não lembre a senha, é possível recuperá-la no aplicativo meugov.br, em bancos credenciados, internet banking de bancos conveniados, por e-mail ou mensagem de texto (SMS). O interessado deve selecionar uma das opções para gerar uma nova senha para sua conta.
O custo para quem não tem direito à isenção é de R$ 85. Os pedidos de isenção podiam ter sido feitos até 28 de maio. O deferimento ou não para quem pediu foi divulgado em 9 de junho. O Ministério da Educação reitera que é responsabilidade do candidato acompanhar a situação da solicitação. Todo mundo precisa, mesmo com aceite da isenção, fazer a inscrição a partir desta quarta-feira.